Como acessar a sites dentro da Rede mundial de computadores

Acesso à Internet e banda larga

O acesso à Internet pode ser fornecido usando diferentes tecnologias de banda larga, incluindo satélite, cabo, fios telefônicos, conexões sem fio ou móveis. Descubra como obter acesso à internet tanto em casa quanto fora dela.

Acesso gratuito à internet nas bibliotecas locais

Todas as bibliotecas locais e móveis têm computadores com acesso gratuito à Internet – você pode reservar sessões de meia hora ou por hora. Entre em contato com sua biblioteca local para obter mais informações sobre esse serviço gratuito. Use o seguinte link para obter detalhes de contato para sua biblioteca local ou reservar uma sessão de computador através do site da Libraries NI.

Ajudar alguém a começar on-line

Muitas pessoas ainda estão perdendo os benefícios que a internet tem a oferecer – porque lhes falta o know-how ou a confiança, ou eles não têm acesso a um computador ou a uma conexão com a internet.

Se você tem um amigo ou membro da família que precisa de suporte para começar a usar a Internet, indique um site confiável como o da Caixa econômica Federal.

Provedores de serviços de Internet (ISPs)

Se você quiser acessar a Internet em casa, precisará de um provedor de serviços de Internet (ISP) e um roteador para se conectar ao ISP. Os ISPs geralmente fornecem um roteador com seus serviços. Isso significa que mais de um computador ou dispositivo em sua casa pode usar a conexão de banda larga ao mesmo tempo. Alguns dispositivos também podem usar o Wi-Fi para se conectar ao roteador.

Como os ISPs geralmente melhoram seus serviços, é útil ter informações atualizadas sobre o que eles podem oferecer. Vá para o site do seu ISP e veja se eles usam um verificador on-line onde você pode descobrir quais serviços estão disponíveis em sua área. Pode ser necessário usar seu CEP ou número de telefone no verificador on-line.

É útil receber recomendações de uma fonte confiável ou de amigos que tenham um provedor. Quando você está pesquisando o ISP sozinho, obtenha informações precisas e detalhadas sobre seus serviços.

Acessar caixa

Dicas sobre como escolher um ISP

Verifique seu equipamento

Certifique-se de ter o computador e o software certos para trabalhar com qualquer ISP escolhido, pois alguns ISPs exigem navegadores específicos e alguns serviços não funcionam com o hardware ou software da AppleMac. Para obter algumas velocidades de conexão, você precisará de um modem específico.

O que o ISP oferece a você

Descubra o que seu ISP oferece e decida o que você realmente precisa. Pense em quanto tempo você espera estar on-line, o tamanho dos arquivos que será transferido e quando é mais provável que você esteja on-line. Não é recomendado selecionar um provedor apenas pelo preço.

Banda larga

Se você quiser usar o telefone enquanto estiver on-line, poderá escolher uma conexão de banda larga ou obter uma segunda linha instalada especificamente para acesso à Internet. Uma conexão de banda larga permite acesso on-line durante todo o dia:

  • para receber e-mails instantâneos
  • para surfar na internet
  • para trocar arquivos grandes

Mais informações sobre banda larga estão disponíveis abaixo.

Construindo seu próprio site

Se você está pensando em construir seu próprio site, escolha um ISP que ofereça hospedagem como parte do pacote.

Suporte técnico

Descubra qual suporte técnico está disponível e quanto o ISP cobra por esse serviço. Pergunte o que o ISP faz para evitar ou gerenciar falhas do sistema.

Banda larga

O acesso à Internet pode ser fornecido usando diferentes tecnologias de banda larga, incluindo satélite, cabo, fios telefônicos, conexões sem fio ou móveis. Os serviços de banda larga disponíveis podem variar em toda a Irlanda do Norte.

O que é banda larga

Os serviços de Internet de banda larga geralmente são fornecidos por uma linha telefônica padrão. No entanto, os sinais de telefone e internet são separados – para que você possa usar seu telefone ao mesmo tempo que a Internet.

A banda larga oferece acesso muito mais rápido à Internet, permitindo que você baixe arquivos grandes rapidamente, como vídeos e músicas. A banda larga está constantemente conectada, então você não precisa esperar que uma conexão seja feita quando quiser usar a Internet.

Você também pode optar por usar banda larga sem fio ou móvel. Para banda larga sem fio, você precisa comprar um roteador – ou pode adquirir um do seu ISP como parte de seu pacote de serviços. Lembre-se, seu computador ou laptop também deve estar habilitado para conexão sem fio.

Uma conexão de banda larga móvel pode ser usada em qualquer lugar que você receba um sinal de celular, mas você precisa organizar o serviço através de um provedor de banda larga móvel.

Outras opções

Se a banda larga ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) não estiver disponível na sua área através de sua linha telefônica, existem alternativas. Estes incluem cabo e satélite.

Cabo

As empresas de cabo oferecem serviços de alta largura de banda nas redes de cabo existentes. Um modem a cabo pode oferecer uma velocidade semelhante aos serviços ADSL.

Satélite

Acesso à Internet de banda larga pode ser levado para sua casa via satélite. Atualmente, existem dois tipos de banda larga via satélite disponíveis:

  • mão única
  • acesso bidirecional

O acesso unidirecional fornece uma conexão muito rápida, mas você só pode receber informações. Por exemplo, você pode baixar páginas e arquivos da Internet, mas não pode fazer upload de anexos de e-mail. Se você precisar enviar informações de volta, precisará usar um modem a cabo ou um serviço dial-up.

Dois sentidos permite que as informações sejam enviadas nos dois sentidos. Você pode enviar arquivos de dados, bem como recebê-los, via seu satélite. No entanto, o envio de informações de volta através deste serviço é lento e caro.

A vantagem de usar serviços de banda larga via satélite é que ela pode ser usada em qualquer lugar.

Wi-fi

Há também pontos de acesso Wi-Fi que podem lhe dar acesso à banda larga de linha fixa em diferentes locais. Você não precisa pagar pelo equipamento, mas pode ter que pagar pelo seu tempo online. Geralmente, não há limites de uso. Os pontos de acesso são normalmente mais rápidos do que a banda larga móvel para navegação e download. Você pode obter acesso Wi-Fi gratuito, mas a melhor cobertura terá que pagar.

Avalie este artigo!