Como funciona o cartão de crédito? Saiba Mais

O que é um cartão de crédito?

Um cartão de crédito é um pequeno cartão de plástico que estende uma linha de crédito – ou um empréstimo temporário – sempre que um consumidor o usa para fazer uma compra. A diferença entre o cartão de crédito e o boleto é que o boleto é único e caso você passe da data de pagamento você terá que atualizar boleto itau.

Se o empréstimo ou encargo é pago de volta dentro de um período de carência especificado – geralmente entre 25 e 30 dias – então você não precisa pagar nada além do valor inicialmente cobrado; isso equivale a um empréstimo sem juros a curto prazo.

No entanto, se você não puder ou não quiser pagar seu saldo total nesse período, você deverá juros sobre suas compras – dinheiro cobrado além do valor que você já deve. Essa é uma maneira de os emissores de cartões ganharem dinheiro em troca de fazer esses empréstimos temporários.

Os juros do cartão de crédito são geralmente cobrados como uma porcentagem do que você deve a cada mês. A porcentagem de juros que você deve a cada ano é sua taxa anual, comumente chamada de TAEG.

Seu APR pode estar em qualquer lugar de 0% a 24,99%, dependendo do seu perfil de crédito pessoal, histórico de crédito ou pontuação de crédito. Mas como os meses não são todos do mesmo tamanho, a maioria dos emissores de cartões usa uma taxa periódica diária (DPR) para calcular as taxas de juros. Para descobrir sua taxa periódica diária, você simplesmente divide seu APR por 365, o número de dias do ano.

Um exemplo: se sua TAEG for de 20%, você será cobrado juros sobre seu saldo a uma taxa diária de 0,054%.

Existem dois tipos principais de cartões de crédito: cartões seguros e não garantidos.

Cartões de crédito não garantidos : O tipo mais comum de cartão de crédito existente, cartões de crédito não garantidos, estende uma linha de crédito que não é garantida com um depósito. Isso significa que, cada vez que o cartão é usado, o banco está emprestando dinheiro sem garantia. Os cartões de crédito não garantidos são para os consumidores com crédito bom ou excelente.

Cartões de crédito garantidos : os cartões garantidos , enquanto isso, exigem um depósito como garantia para a linha de crédito. Em alguns casos, o depósito pode até ser igual à própria linha de crédito – por exemplo, um depósito de US $ 500 pode permitir que você cobra até US $ 500 no cartão. Se você não pagar sua conta, o banco pode manter o depósito. Cartões seguros são para pessoas com crédito ruim que podem ter problemas para se qualificar para um cartão tradicional e não seguro.

atualizar boleto itau

Prós e Contras do Cartão de Crédito

Usando um cartão de crédito pode ser vantajoso ou desastroso para suas finanças; tudo depende de você usar ou não esse crédito com responsabilidade. Aqui estão algumas das razões para – e contra – usar um cartão de crédito para despesas diárias ou grandes compras:

Benefícios do cartão de crédito:

  • Flexibilidade: Com um cartão de crédito, você pode fazer grandes compras e distribuir os pagamentos ao longo do tempo. No mínimo, você tem até o próximo ciclo de faturamento para pagar uma compra antes de juros.
  • Conveniência : Um cartão de crédito pode fornecer uma linha de crédito que você pode usar em vez de fazer um empréstimo em um banco. Usar o crédito também pode ser muito mais conveniente do que carregar muito dinheiro, e geralmente é a melhor (ou única) maneira de fazer uma compra on-line.
  • Recompensas e benefícios : os cartões de crédito oferecem uma enorme quantidade de recompensas e benefícios que você não consegue em nenhum outro lugar. Essas recompensas podem incluir tudo, desde dinheiro de volta em suas compras até  garantias estendidas para seguro de carro alugado para assistência na estrada.
  • Construir crédito : Estabelecer um bom histórico de crédito pessoal é importante ; Sua pontuação de crédito pode afetar tudo, desde as taxas de juros em seu empréstimo de carro e hipoteca para saber se você é contratado para um trabalho. Usar um cartão de crédito com responsabilidade ao longo do tempo talvez seja a maneira mais direta de construir um bom crédito .
  • Utilidade : Usado corretamente, os cartões de crédito podem até servir como ferramentas úteis de  orçamento.

Contras do cartão de crédito:

  • Dívida: Ao contrário de outras formas de pagamento, o uso de cartões de crédito pode colocá-lo em dívida – às vezes uma dívida enorme . O uso indevido de cartões de crédito também pode arruinar seu crédito rapidamente.
  • Risco de gastos excessivos : Usar crédito em vez de dinheiro pode fazer com que você desassocie seus gastos de crédito com o dinheiro que realmente possui – um fenômeno que pode levar a gastos excessivos ou descuidados.
  • Juros: Se você tiver um saldo, até mesmo pequenas quantias de juros podem aumentar com o tempo, o que significa que você vai acabar pagando muito mais do que o preço de varejo das suas compras. Altos APRs obviamente exacerbam esse efeito.

Para algumas pessoas, os benefícios advindos do uso do crédito superam em muito os riscos. Para outros, os riscos são suficientes para dissuadi-los de usar o crédito mais do que parcimoniosamente, ou mesmo de maneira alguma. Tudo se resume à sua tolerância pessoal ao risco, seu desejo de recompensas ou benefícios do cartão de crédito e seus objetivos financeiros e disciplina.

Como funciona o cartão de crédito? Saiba Mais
Avalie este artigo!