Saiba como acessar o site da Caixa Econômica Federal

O Fundo de Garantia é um dos benefícios trabalhistas mais importantes para os trabalhadores brasileiros. Se você trabalha ou trabalhou de carteira assinada então provavelmente possui algum saldo para retirar (ou já realizou o saque FGTS em algum momento). O que muita gente não sabe é que através do www.caixa.gov.br/fgts é possível acessar a uma grande variedade de serviços e informações.

Por meio do portal da Caixa, os trabalhadores poderão acessar a todas as informações relacionadas ao fundo de garantia, tais como: saldo, extrato, emissão de certidões e muito mais. Nos tópicos a seguir nós falaremos um pouco mais sobre o FGTS e como você poderá acessar a página do benefício. Confira!

O que é o FGTS Caixa?

O Fundo de Garantia ao Tempo de Serviço, mais conhecido pela sigla FGTS, é um direito trabalhista pago pelas empresas a seus funcionários contratados via CLT. Para quem trabalha de carteira assinada, as empresas contratantes realizam um depósito mensal no valor de 8% do valor do salário de seus funcionários. Durante o tempo de serviço esse valor vai acumulando e formando um patrimônio em nome desse trabalhador.

Porém, para recebê-lo será necessário ser mandado embora sem ter sido mandado despedido por justa causa. Dessa maneira, o trabalhador deverá realizar a homologação do Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho para poder receber o saldo de sua conta ativa.

O FGTS Inativo, por sua vez, é o valor que fica “congelado” na conta, podendo ser retirado apenas três anos após a data de demissão. A conta fica inativa e para de receber o depósito da empresa. O dinheiro fica congelado caso o trabalhador seja mandado embora por justa causa ou tenha pedido demissão. Contudo, há um calendário para realizar o saque do FGTS Inativo. É importante ficar de olho no calendário do fundo de garantia para ficar por dentro dos prazos.

Serviços oferecidos no Site FGTS Caixa

O site Caixa oferece uma grande variedade de serviços para os trabalhadores e contribuintes. Se você acabou de ser mandado embora e encontra-se sem emprego, no site da instituição financeira é possível consultar informações sobre os principais direitos trabalhistas. Além disso, o site conta com uma lista de programas sociais e cadastros do Governo Federal.

Fizemos uma lista com os principais serviços oferecidos no Site FGTS Caixa. Confira:


  • Benefícios do trabalhador
  • FGTS
    Consulta de extrato, saldo, emissão de certidão, etc.
  • INSS
    Informações sobre dos benefícios relacionados ao INSS, sobre como sacar o benefício, consultá-lo, entre várias outras;
  • Seguro-Desemprego
    Dicas sobre como receber o seguro, como realizar o agendamento e muito mais.

Além disso, é possível acessar a uma série de cadastros e programas sociais. Tais como:


Programas Sociais

  • Minha Casa Minha Vida
  • Minha Casa Melhor
  • Bolsa Família
  • FIES

Cadastros do Governo

  • Cartão do Cidadão
  • CPF
  • Cadastro Único
  • Cadastro NIS Empresa

Cada opção representa uma página onde traz ferramentas e informações sobre a opção escolhida. Ao clicar em FGTS, por exemplo, o usuário será redirecionado para a página e poderá realizar consultar, acessar informações e muito mais!

Através do aplicativo da Caixa será possível acessar todos esses benefícios e outros recursos na palma de sua mão. Para instalar o app, vá até a loja de aplicativos de seu smartphone e digite “aplicativo Caixa” e clique em instalar. Essa é uma excelente alternativa caso você queira realizar uma consulta rápida e não esteja perto de um computador nesse momento.

Como acessar o site FGTS Caixa?

Depois de conferir todos os serviços que são oferecidos no site do Caixa FGTS, chegou a hora de aprender como acessá-lo. Para não ter erro, nós ensinaremos de duas formas diferentes como acessar o site do fundo de garantia. Tudo que será necessário será um computador e uma boa conexão com a internet. Tudo pronto? Então veja as dicas a seguir:

caixa econômica


  • Pelo Google

Entre no Google através do endereço www.google.com.br e espere o buscador abrir completamente. No campo de buscas, digite “Entrar no Site da Caixa FGTS” e clique na luta para realizar a busca. Em poucos segudos aparecerá várias páginas com os resultados. Clique na opção que possuir o endereço “www.caixa.gov.br/fgts”.


  • Pelo Navegador

Abra uma nova aba em seu navegador (CTRL+T) e digite o endereço na barra de endereços: www.caixa.gov.br/fgts (você pode copiar e colar também) e clique em ir. Dentro de poucos segundos a página se abrirá e, então, será possível acessar as informações e os serviços disponibilizados no site.


Basta seguir essas dicas para conseguir acessar o site da Caixa sem grande dificuldades.

No site www.caixa.gov.br/fgts será possível consultar o saldo, o extrato do fundo de garantia, emitir a certidão negativa, visualizar a lista detalhada de depósitos e muito mais. Para quem possui alguma dúvida sobre o FGTS, esse é o portal certo para tirar todas as suas dúvidas sobre o direito trabalhista.

Compartilhe esse artigo com amigos e parentes que possui dúvidas sobre o fundo de garantia.

Avalie este artigo!